Vocabulário da Musica Clássicas
A letra A , representa a nota Lá nas nomenclatura musicais alemã e inglesa
Acciacatura-Ornamento próprio das peças de teclado , consiste numa pequena nota colocada da nota principal e cujo valor não altera a divisão dos tempos no compasso . Também pode ser indicada por sinal gráfico.
Acorde- Conjunto simultâneo de três ou mais sons diferentes dispostos de acordo com as regras harmônicas, pré-estabelecidas, tem como base a tríade, que, por sua vez se funda sobre a noção de tonalidade.
Adagietto- Andamento musical menos lento e severo que o adagio.
Adagio- Palavra italiana que indica um andamento musical vagaroso.
Para determinar precisamente o andamento de seus adágios, alguns compositores juntam, a essa outras nomenclatura.
Adagio assai- muito lento
Adagio di molto -extremamente lento
Adagio sostenuto-“lento sustentado” sempre lento. é empregado pelo compositor para dar liberdade ao intérprete no andamento de uma determinada passagem,
Ab Libitum-Locução latina que significa “a vontade” bem como quanto à inclusão ou exclusão de uma cadência. Abreviatura Ab lib.
Agitato -Termo em italiano que designa um andamento nervoso e agitado.
Agudo- Som elevado, de alta frequência.
Allegretto- Termo em italiano que indica andamento musical mais que allegro.
Allegro- Palavra italiana que indica movimento rápido. Os compositores acrescenta outras indicações, como:
Allegro assai- muito rápido
Allegro con brio- rápido, com brilho.
Allegro con fuoco- rápido, com ardor.
Molto allegro – o mesmo que assai.
Allegro giusto- rápido e preciso.
Allegro grazioso- rápido, mas gracioso delicado.
Allegro moderato, ma risoluto -moderadamente rápido, mas com resolução.
Amabile- Palavra italiana que significa “amável” Indica um andamento entre o andante e o adagio e uma interpretação terna.
Anacruse- Nota ou notas que precedem o primeiro tempo forte de um compasso.
Andamento- Grau de lentidão ou de celeridade de trecho musical, indicado por nomenclaturas tradicionais, em língua italiana.
Andante -Termo em italiano que indica andamento não muito lento, fluente e moderado. Os compositores acrescem-no de outras expressões para melhor caracterizar sua intenção.
Andante cantabile- moderado e cantante
Andante maestroso – moderado, porem com majestade.
Andante ma non tropro- moderado, mas não em demasia.
Andantino- modernamente , utilizadono sentido de menos lento que o andante.
Apoatura- Ornamento representado por uma ou duas notas pequeninas notas ou ainda por sinais gráficos que precedem a nota principal, da qual subtraem o próprio valor e acentuação.
Appassionato-Palavra italiana que designa um andamento ardoroso e apaixonado.
Armadura- Conjunto de acidentes colocados no inicio de uma partitura musical ao lado da chave, indicando a tonalidade a que pertence a ela.
Arpejo- Execução rápida e sucessiva das notas de uma composição , feita com alguma liberdade.
B- A no SI na nomenclatura inglesa ,na alemã si bemol.
Badinerie- palavra francesa que significa “brincadeira”. Movimento, em tempo de dança, utilizado nas suítes do século XVIII.
Bagatelle -Palavra francesa que designa peça musical de objetivo ligeiro e desprestígio composta para piano.
Baixo -Nome dado a voz masculina mais grave. De acordo com timbre ,classifica-se em baixo profundo, baixo -cantante e baixo barítono. O termo também é empregado para designar a parte mais grave de uma composição polifônica, bem como o instrumento mais grave.
Baixo cifrado – Na Partitura , a parte do baixo provida de numeros que indicam ao interprete os acordes que deve executar. O sistema originou-se no inicio do século XVII e foi universalmente usado até meados do seculo XVIII.
Barcorola – Canção do Barqueiro, cujo nome deriva das barcaruli venezianas. Peça musical tranquila e muito melódica, de ritmo ternário.
Barítono – Tipo de voz masculina, situada entre o Tenor e o Baixo.
Batuta – varinha usada desde o século XVI para marcar os tempos por meio de movimento do braço direito. Embora atualmente alguns regentes utilizam as duas mãos para marcar o tempo.
Bel Canto – Estilo de canto proprio da ópera italiana do século XIX.
Caracterizada pela ornamentação excessiva da melodia pelo cantor. a fim de aumentar o canteudo emocional e a versatilidade.
Bemol- Acidente utilizado para abaixar a altura de uma nota em meio a um tom.A parece ao lado da nota ou na armadura daclave.
Bequadro- Acidente utilizado para anular o efeito de um sustenido ou de um bemol, reconduzindo a nota a seu estado natural.
Breve -Figurada notação musical, atualmente em desuso , cujo valor corresponde a duas notas semibreves.
Brio- Expressão italiana para execução brilhante e vigorosa.
É empregada geralmente com a locução “con brio” colocada no inicio da partitura.
C -Nome da nota Dó nas nomenclaturas inglesa e alemã.
Cadência – origem latina (cadere -cair) foemula melodica ou harmonica no fim de um périodo, de uma frase ou de uma composição, que produz um efeito momentaneo.Tambem define ocasião em que , no fim de um trecho musical, o solista improvisa sobre temas apresentados antes, exibindo virtuosidade.
Câmara -Musica – Composição musical escrita para pequeno grupo de instrumento e ou vozes. Em sua origem era composta para musicos de casa para seu patrão, sendo executada em pequenas salas. As combinações instrumentais variam, embora raramente excedam mais de cinco instrumentos.
Cantabile- termo italiano empregada em trechos musicais em andamento, lento e melodia fácil. O termo em geral é utilizado na combinação andante cantabile.
Catata -Em sua origem peça musical que devia ser cantada (do italiano catare) em oposição à tocata, para ser tocada. Primitivamente composta para cantor solista e acompanhamento instrumental, depois do século XVII foram-lhe acrescentados coral e orquestra, tendo sido nesta forma que chegou ao tempo de J. S. Bach autor de 295 peças neste genero.
Cantilena- forma musical da Idade Média e incio do Reanscimento. Caracterizado pela linha vocal polifônica sobre a parte instrumental
que lhe serve de acompanhamento. Atualmente aplica-se o termo a passagens líricas e melodiosas. com as seguintes variações:
Canto – Emissão melodiosa da voz humana, forma primordial da musica.
Cantochão na Idade Média – Canto Gregoriano
Polifonica no Reanascimento
Bel Canto no século XIX.
Cantus Firmus- Melodia que serve de ponto de partida a uma composição polifônica constituido-se na voz superior(mais aguda) desse tipo de composição. Servindo de base para o contraponto.
Castrati- Palavra italiana que significa castrado , utilizada para denominar cantores- sobretudo italianos nos séculos XVI e XVIII- que eram emasculados antes da puberdade , afim de manterem a voz no registro soprano ou contralto de um menino, combinado com a força da emissão e ovolume de um homem adulto.
Cavatina – Peça musical para canto a uma só voz, distinguindo-se da aria por não ter segunda voz.
Choro- musica genuinamente brasileiro, de carater sentimental ou alegre e brincalhão .Em geral é executado por um conjunto de instrumentos constituido de flauta,bandolim, clarinete, violão , cavaquinho , tropete e trombone, um dos quais faz solo.
Classica Musica -Obras musicais compostas entre 1730 e 1827(ano da morte de Beethoven).
Coloraturda- ornamentação elaborada da linha melódica da musica composta para vozes principalmente para instrumentos solista . Muito comum nas óperas dos séculos XVIII e XIX , quando se compunham árias cheias, de trinados, escalas, arpejos e grandes margens para a improvisação e exibição do seu virtuosismo.
Compasso- Medida musical ritma e metrica , que se reproduz simetricamente. É marcado na pauta por meio de barras ou travessões. Em estreita correlação com ritmo e o tempo, o compasso se classifica em três tipos: binario, ternario e quaternario, respectivamente de dois, três e quatro tempos.
Composição -Arte de construir pças musicais através da notação musical. Pressupõe o estudo de harmonia, formas , estilo, contraponto, instrumentação e orquestração, que serve de base a manifestação do talento pessoal do compositor.
Consonância e dissonância – Conceito fundamentais para a harmonia ocidental.São usados para indicar , respectivamente efeitos agradaveis e desagradeveis causados ao ouvido humano por determinados intervalos.
Contralto – A mais grave e mais rara das vozes femininas.
Contratenor- A mais alta voz conseguida por um homem adulto. Sua extensão atinge 12 intervalos diatônicos (sol a ré) e produzida naturalmente ou em falsete. Foi popular nos séculos XV e XVIII.
Da capo- termo que significa deve se repetir um trecho da partitura.
Diapasão – Pequeno instrumento metálica o em forma de U que produz um som de determinada altura e é utilizado para afinação de instrumentos musicais e vozes humanas. Um acordo internacional padronizou a nota lá produzida no diapasão em 440 vibrações completas por segundo.
Entreato- Intervalo entre dois atos de uma peça.
Escala- Sucessões de sons de altura diferentes que representam a base de sistema musical. A musica ocidental se constitui a partir de de uma escala diatônica, formada por cinco tons e dois semitons, que se dispõem de duas maneiras escala maior e escala menor. A escala pode pode iniciar em qualquer um dos doze semitons de uma oitava. Disto resulta um total de 24 escalas – doze maiores e doze menores correspondentes
F – Corresponde a som Fá na nomenclatura inglesa e alemã.
Forte – Termo italiano utilizado por compositores a partir do século XVIII , para indicar n a maior intensidade do som.Em geral empregava-se uma nomenclatura F(forte) FF OU FFF(fortissimo) ou ainda MF (mezzo forte) =meio forte.
FUGA -Forma musical polifonica na qual duas ou mais vozes se combinam no desenvolvimento de um tema conciso e tonalidade claramente definida.
Fusa -Figura da notação musical cujo valor corresponde a 1/32 da semibreve
É representado por um ponto preto, haste e três bandeirinhas.
Glissandro Execução rápida de uma sucessão de notas, através de tecnica especifica é possivel realizar glissandro no piano, na harpa e nos instrumentos de corda.
Grave – Som de baixa frequencia.O termo é empregado, tambem para qualificar o andamento lento e o carater sério e solene de uma obra.
Homofonia – Estilo harmonico no qual todas as vozes cantam unissono.A partir do século XIX , o termo passou ser aplicado por extensão, as obras em que todos os ritmos obdecem a mesma ordem, com a harmonização nota por nota.
Interludio- Pequeno movimento musical tocado em dois trechos importantes.
inteemezzo – Trecho dramatico mudical intercalado entre atos de peça tearal, opera etc… No seculo XVI eram peças autonomas, é a origem da ópera moderna.
Largo – Movimento musical muito vagaroso deve ostentar grave solenidade , serenidade e dignidade.
Legato – Palavra italiana para indicar notas de um determinado trecho devem ser tocadas sem interrupção , a indicação é realizada em semicirculo.
Lento – movimento musical vagaroso entre o largo e o adagio.
Lento Assai – Expressão italiana que indica mais vagaroso que o lento.
Meio soprano – Voz feminina situada entre soprano e contralto.
Requiem – Do latim requies , repouso. Missa solene em homenagem ao morto.
Ritmo- Sucessão regular de tempos fortes e fracos, cuja função é estruturar uma obra musical.tem existencia independente, podendo prescindir de melodia. Na musica ocidental,os ritmos mais comuns são 2,3, e 4 acentos num compasso respectivamente.
Ruido – Som inarmonico , desagradavel ao ouvido, produzido por vibrações irregulares e nã periódicas. Opõe-se ao som musical puro, na medida em que não é harmonica e sua altura é indeterminada.
Semibreve – uma das figura de n
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.