Instrumentos musicais Amon-Rá

Instrumentos Musicais Amon Rá

Radio Web Amon Ra.
Instrumentos musicais
Alaude -instrumento de corda de origem oriental com braço longo e caixa convexa. Foi abandonado no século XVIII, tendo sido Jonh Sebastian Bach um dos últimos a utiliza-lo em suas obras.
Balalaica -Instrumento de cordas(três) dedilháveis, de forma triangular de dimensões variadas, é característico da musica folclórica russa e do leste europeu.
Bandolim -Instrumento de cordas surgiu na Itália no século XIV com formato de pera e costa abaulada, possui oito cordas agrupadas de duas a duas, que são tocadas por uma palheta.
Bateria – conjunto de instrumentos de percussão ,seja no âmbito de orquestra, seja de grupo musical.
Berimbau– instrumento de corda , onde um arco de madeira , cuja extremidade esta ligada por arrame .Sendo este percutido com uma vareta , enquanto uma cabaça serve de caixa de ressonância .Utilizado no folclorico bahiano.
Bombo– grande tambor utilizado em peças sinfônicas de efeito e bandas militares.
Caixa– instrumento de percussão redondo de metal ou madeira tendo os dois lados recoberto por pele de vitela, sendo este apertado por parafus, regulando-se o som.
Chocalho. Instrumento em metal, serve para marcar o ritmo de algumas musicas
Citara– Instrumento de cordas , com caixa de ressonância em madeira , tem origem na Messopotamia,foi difundida pela Grecia. A citara Moderna é uma caixa plana sobre as quais estende-se cordas em numero de 30 a 39.
Clarim– espécie de trompete pequena, com o som muito agudo.
Clarinete -Instrumento de sopro, da família das madeiras.Apresenta em dois grupos, grande e pequeno, o pequeno tem o nome de riquente, que constitui o soprano agudo da família e o grande com a sonoridade em dó, mi bemol e lá presume-se que num instrumento chamado de Claramela, do século XVII.
Clarone– nome adotado pelos italianos para a clarinete, no entanto sua sonoridade está em oitava a baixo da clarinete comum.
Cravo– instrumento de cordas com teclado, muito utilizado no século XVI e XVII.Seu mecanismo constitui de teclas que impulsionam lâminas de metal resistente, as quais beliscam as cordas esticadas.Dai o timbre ligeiramente acido o que lembra o alaúde, origem do piano.
Clavicórdio – instrumento semelhante ao cravo que deu origem ao piano.
Contrabaixo– O maior e o mais grave dos instrumento de corda e arco. Mede 1.82cm tem semelhança ao violoncelo. Praticamente indispensável na musica sinfônica , sua função é reforçar os baixos da orquestra. Raramente é utilizado como instrumento solista.
Contrafagote– instrumento de sopro, da família dos fagotes,que soa uma pitava abaixo do fagote comum. Conhecido como um dos instrumentos de registro grave, é normalmente usado para expressar imagens e sons lúgubres e grotescos, sobretudo na musica moderna.
Corda -fio de aço , latão, tripa ou náilon por cuja vibração se consegue o som dos instrumentos musicais chamadas “cordas”.
Corne Inglês – instrumento de sopro de madeira com palheta dupla. Pertence a família do oboé,, do qual se distingue pela diapasão mais grave, e por um tubo mais longo terminando num pavilhão esférico. Tem 1,43 cm de comprimento.
Corneta– instrumento de sopro, feito de madeira ou marfim, Começou a ser utilizado na Idade Média , tornou-se popular no período Barroco .Existem diversos tipos a maioria dele com formato tubular (curvo ou reto) , com sete orifícios e um bocal. A corneta moderna conhecida como corneta com pistões, sendo em metal (latão) assemelhasse ao trompete e tem a mesma extensão.
Cornetim -Instrumento de sopro, de metal, semelhante a corneta.Seu som é controlado pela vibração dos lábios no bocal em forma de taça. É usada em bandas, raramente em orquestras.
Espineta– Instrumento de cordas percutíveis, de formato retangular , trapezoidal ou pentagonal. Originario da Italia no século XVI e predominante nos ( século XVII e XVIII).Sua mecânica e técnica assemelham-se às do Cravo.
Fagote – instrumento de sopro, de madeira, com palheta dupla e tubo cônico.Assume o papel de baixo entre as madeiras.com seu aspecto semelhante a duas varas compridas atadas um a outra , ganhou o nome italiano de fagotto.”feixe”.
Flauta– instrumento de sopro , dotado de tubo cilíndrico e oco, sobre o qual se localiza orifícios e ou chaves . São dois tipos a flauta conhecida de nosso tempo: a flauta doce soprada pela ponta e transversal ou moderna , soprada lateralmente . A primeira mais antiga é empregada em consertos de musica renascentista e barroca. A flauta moderna ou transversal é utilizada nas grandes orquestras embora integre a família das madeiras é atualmente de metal.
Flautim – pequena flauta instrumento de sopro mais curto e som mais agudo conhecida por piccolo.
Gaita de boca – instrumento de sopro com palhetas em duas serie de orifícios, toca-se fazendo correr entre os lábios segundo a entonação da musica.
Gaita de foles – instrumento de sopro no qual o ar enche um odre de pele de cabra ou carneiro(fole) , fazendo vibrar as palhetas existente em tubos providos de registro. Provavelmente de origem da Asia , é tipo da Escócia .
Guitarra – instrumento de cordas da família do Alaude e da citara com caixa de ressonância em forma de 8 e de fundo chato . Foi introduzida na Espanha pelos Mouros no século XII, possuindo já quatro cordas definitivas, tornou-se um dos mais populares dos instrumentos da musica popular ingressando no Brasil com o nome de violão(guitarra francesa) Não obstante o caráter popular mereceu valiosa composição de autores eruditos famosos.
Harmonica– Instrumento de teclado e fole, com caixa de ressonância em posição vertical.Semelhante ao órgão é, entretanto, desprovido de tubos .O som produzido por palhetas acionadas por pedais que por sua vez bombeia o ar impelido pelos foles.
Harpa – instrumento de corda dedilhadas cuja a origem remota aos egípcios , caldeus e fenícios . A forma que conhecemos é de origem irlandesa e saxões do século IX.
Hornpipe -instrumento primitivo de sopro , feito de chifre de um animal. A partir do século XVI, utilizado ´para denominar uma dança inglesa.
Lira- instrumento musical clássico , da família das cordas dedilhadas. Origem do Gregos desapareceu durante a idade média.
Oboé – instrumento de sopro , da família das madeiras , com tubo cônico e palheta dupla , controlando por chaves e anilhas o oboé é uma variante do corne inglês .
Orgão– instrumento musical de teclado do grupo polifônico . Oficializado para musica de igreja, divide-se em varias espécies , algumas das quais utilizada em sinfonia e musica popular.
Piano– instrumento de cordas percutidas por martelinhos, sendo este acionados por mecanismo, cuja a parte exterioré constituída de teclas, tocadas pelo executante. Sua forma primitiva remota 1711.
Pratos– instrumento de percussão , constituído de dois discos de metal que batidos um contra o outro, percutido por uma baqueta ou deslizando um contra o outro em movimento deslizante acrescenta efeitos especiais.
Saxofone – instrumento de sopro , de metal , tubo cônico e bocal de madeira inventado em 1840 por Adolphe Sax. A tualmento utilizado em orquestra sinfônica , grupos instrumentais de dança e Jazz.
Tambor – instrumento de percussão que consis numa armação, geralmente cilíndrica , cim uma membranas ou pele esticada sobre uma ou ambas extremidades .Obtém-se o som batendo-se na membrana com as mãos ou com baquetas .Assume diversos designações tais como: bombo, tímpano, caixa ,tamborim.
Tamborim– pequeno tambor com uma das extremidades coberta de pele esticada .toca-se com os dedos e ou baqueta instrumento imprescindivel a marcação rítmica de blocos de carnaval e escola de samba.
Trombeta– instrumento de sopro constituído de um tubo de metal ou chifre, longo e afunilado, que emiteum som surdo e monocórdio . Hoje em desuso , gozou de certo prestigio entre os séculos XVIII e XVI, quando era utilizado sobretudo em conventos e cortes em lugar do clarim.
Trombone – instrumento de sopro de som grave, pertencente a família dos metais. Consiste em um tubo cilíndrico , cuja a extremidade interior se abre em pavilhão.Se possuir varas corrediças embutidas uma na outra, destinadas a abre em pavilhão para controlar o som.O nome trombone de vara , se o som for controlado por válvula denominada trombone de pistões , foi introduzido na orquestra por Beethoven.
Tropa– instrumento de sopro , família dos metais. Consiste de tubo longo cilíndrico recurvado sobre si mesmo e que termina num pavilhão. Dotado de bocal e de pistão, emite som aveludado e suave ,ocupando lugar de destaque na orquestra.
Trompete instrumento de sopro da família dos metais , conhecido como português com pistãotubo cilíndrico e embocado[ura de bocal.
Tuba– instrumento de sopro da família dos metais, consiste de um tubo cilíndrico alongado emrecurvado sobre si mesmo, e que termina em um pavilhão em forma de sino. É dotado de 3 a 5 pistões .Existem diversos tipos : tenor, barítono, baixo, contra baixo além da tuba wagneriana , que combina agilidade do cornetim com timbre suave da tuba.
Tubofone – instrumento de percussão, derivado do glockenspiel alemão. Constitui-se de uma serie de tubo graduados, a fim de que possamos produzir uma escala mais ou menos desenvolvida .Embora com timbre suave da tuba.
Violino – instrumento de cordas e arc, família das madeira, o menor e mais versátil , desenvolveu-se da viola de braço havendo diferença pelo timbre agudo. É o instrumento mais importante no quarteto de cordas, é também o principal de solista pelos compositores erudidos.
Violoncelo – instrumento de corda e arco da família das madeiras ,o segundo maior de corda e arco. Resultou da viola de Gamba. De timbre grave e aveludado, tornou-se popular com instrumento solista no século XVII e XVIII, é o instrumento mas grave do quarteto de cordas.


Entre em contato conosco  contato conosco através de nossa página de contato ou através de nosso whatsApp e saiba mais.

Gostou ? Junte-se a nós :)

YouTube
Instagram